
A forma adequada de enfrentar os desafios da vida.
Quem nunca psssou por desafios que pareciam intransponíveis? No senso comum, há uma imagem (errônea) de que inteligência emocional tem a ver com uma figura sobrehumana que não sente quase nada ou não sente nada mesmo de impacto diante de um problema real. Puro engano, é claro. Até porque alguém que não sente nada correria muito mais o risco de um diagnóstico de psicopatia do que algo relacionado a ter inteligência emocional. E até pra psicopatia o diagnóstico precisaria ser muito mais elaborado. Assim como é preciso ter cuidado com a superestimação sobre o que é inteligência emocional.
Você pode sentir sim, ser feliz, gritar, comemorar. Da mesma forma que pode ficar triste, chorar, sofrer. A questão aqui é apens o quão você estará submerso ou imerso nessas emoções. Não é uma questão sem lógica de sentir ou não sentir. É justamente o contrário, é sentir, só que com uma adequação de como você reage: estímulos certos, na intensidade certa e pelo tempo necessário.
Muitas vezes, a vida pode parecer guiar para um algo errado, um vazio, um lugar sem fundo e sem perspectiva. Mas na prática, em grande parte das vezes, foi a própria pessoa que percorreu esse caminho. Tortuoso ou não. A vida é feita de escolhas e toda escolha tem uma consequência. E está tudo bem. O que se faz a partir desse ponto é que define todo o resto.
Estímulo certo é reagir de forma adequada para cada situação; A intensidade certa é gerenciar o impacto emocional sem grandes exageros; E o tempo necessário, ou seja, manter o pensamento positivo, um rotina com metas estabelecidadas – pensar, comunicar, agir – pelo tempo que precisar para cada momento.
Pensar: o que você pensa molda seu comportamento e reforça a sua identidade.
Comunicar: a forma como você se comunica com você mesmo e com o mundo reforçam suas crenças.
Agir: diante de como você age a determinada situação que todo o seu EU demonstra quem é.
Faz parte cansar, a jornada é longa mesmo. De vez em quando, você ficará triste e tudo bem. Levante a cabeça, reaja. E você terá os momentos de alegria, merecidos. Agradeça, anote os ganhos, celebre. Você merece, tá tudo bem, tá tudo certo.
Encontre-se no presente. Foque nele. Este é o ponto do qual se inicia ou se reinicia.
Deixe uma resposta