Modalidade de crédito é muito usada por empresas para equilibrar o fluxo de caixa.
Sabe quando a sua empresa faz uma venda e o seu cliente parcela em 12 vezes? Bem comum, certo? Afinal, os cartões facilitam a vida dos compradores tanto no digital quanto nas lojas físicas por meio das maquininhas de cartão de crédito. Esta facilidade é muito boa para o cliente, mas nem sempre será boa para o seu fluxo de caixa.
Podem ser muitos os imprevistos para sua empresa: o pagamento de um novo fornecedor, proposta de expansão, oportunidade de investimentos ou mesmo um furo inesperado na parede que não estava planejado. Quando você precisa de dinheiro rápido, você vai recorrer, entre outras, principalmente, a três possibilidades: caixa próprio, empréstimos ou antecipar recebíveis para gerar crédito.
O que é Antecipação de recebíveis?
Você vende seus direitos sobre pagamentos futuros a receber de clientes, por exemplo, de vendas que a sua empresa fez em boletos ou cartão de crédito. Na prática, você vende esse direito à instituição financeira que avaliará os riscos do negócio e oferecerá uma taxa de desconto.
Uma vez que você aceite a proposta, o negócio é fechado e você recebe o pagamento adiantado. Pronto, você antecipou seus recebíveis!
É muito comum essa prática no mercado para levantar crédito, tanto no varejo quando nas indústrias. Isto porque a outra forma mais comum de levantar dinheiro, rapidamente, é por meio de empréstimos.
Qual a diferença entre empréstimo e atencipação de recebíveis?
Como você pode perceber, as duas operações são de crédito, porém, com diferenças significativas.
Na atencipação de recebíveis, você vende o direito sobre valores a receber, ou seja, de vendas que você já fez e estão parceladas.
No empréstimo, você recebe um dinheiro antecipado que deverá ser devolvido em uma determinada data com o acréscimo de juros.
Como usar o dinheiro antecipado de forma estratégica para a empresa?
Você pode estar precisando do dinheiro por diversos motivos:
- Fluxo de caixa ficou descasado – diferença entre recursos que entram e saem.
- Usar em uma oportunidade de investimento.
- Comprar produtos que tiveram mais saída na empresa para manter o estoque.
- Fazer uma expansão do negócio, seja para inaugurar novas lojas ou ampliar linhas de produtos e serviços.
- Negociar uma fusão com outras empresas que tenham a mesma sinergia.
São muitos os motivos e as possibilidades que você tem de usar o recurso antecipado na sua empresa. Faça um bom uso e torne essa experiência em uma boa forma de trazer valor para o seu negócio, como melhorar o capital de giro.
Na XP investimentos você tem a possibilidade de antecipar seus recebíveis. Fale com um assessor de investimentos e tire suas dúvidas sobre antecipação de recebíveis. Clique aqui, envie sua mensagem gratuitamente.
*Imagem de Ahmad Ardity por Pixabay
Deixe uma resposta